- Área: 1100 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Resort Castaway Island está localizado em uma pequena e bela ilha no arquipélago Cat Ba, um destino turístico bem conhecido no Vietnã. Sua estrutura acomoda até 160 convidados, principalmente turistas internacionais. O terreno só é acessível por barco, que leva cerca de duas horas a partir do porto de Hai Phong. O objetivo do resort é proporcionar uma estadia memorável na ilha, cercada pela natureza tropical.
Numa praia privada de 3.000 m2, limitada de um lado por uma bela cordilheira e do outro por uma extensa costa de areia branca, o resort é composto por cinco cabanas, um restaurante e um pavilhão que são projetados para imergir os hóspedes na natureza. Para o projeto, usamos o bambu, um material ecológico que pode ser integrado e facilmente removido posteriormente sem afetar o belo golfo natural. O resort assenta-se suavemente na costa de areia branca, acariciando a natureza e sendo parte da mesma. A estrutura de bambu é coberta com telhado de colmo, oferecendo uma autêntica experiência cultural vietnamita, além de reduzir o impacto ambiental. O bambu fino (Tam Vong), medindo apenas 40 a 50 mm de diâmetro, é montado por pregos também feitos em bambu e corda. O bambu é tratado com um método tradicional natural desenvolvido em uma vila vietnamita produtora de artesanato que envolve a imersão do bambu na lama e na fumaça depois.
Em seguida, o restaurante apresenta uma estrutura de casca parabólica-hiperbólica, que forma um espaço semi-externo para reunião e interação social. Cada uma das 13 unidades envolta por bambu é composta por 80 madeiras, criando um teto ondulado e rítmico na paisagem.
Para hospedagem, cinco cabanas são construídas em módulos de armação de bambu que oferecem um espaço aconchegante para cada hóspede. Estas armações são montadas no local para encurtar o período de construção e melhorar o desempenho. As venezianas de madeira reciclada, que são normalmente usadas em vilas coloniais tradicionais vietnamitas, formam a fachada das cabanas.
Estas estruturas de bambu não só melhoram a experiência dos hóspedes na ilha, mas também se tornam um marco deste popular destino turístico, onde muitos barcos cruzam o arquipélago de Cat Ba. Apesar da construção do projeto, o local permanece intacto e sua natureza preservada graças ao uso de uma estrutura de bambu ecologicamente correta. Este é esse aspecto ambientalmente consciente que desejamos abordar no projeto.